Está cada vez mais difícil impactar o seu público com suas estratégias de marketing? Talvez esteja na hora de voltar ao básico e se lembrar da importância de contar histórias marcantes usando um meio eficaz. O caminho para isso está no storytelling em vídeo.
As pessoas crescem ouvindo histórias. Quando se tornam adultas, continuam fascinadas por elas. As marcas já perceberam esse traço e transformaram a ideia em uma forte tendência que é realidade em muitas campanhas.
O storytelling incentiva um engajamento mais significativo por parte do público porque ele sente identificação com a história que está sendo reproduzida. Aliar essa ideia à força que o vídeo tem na web atual significa ter uma combinação altamente eficaz para alavancar seus resultados.
Que tal saber mais sobre isso? Olha só:
Por que trabalhar com storytelling em vídeo?
Com o aumento da concorrência pelo tempo do seu público, a sua marca tem uma missão bastante complicada: captar a atenção dessas pessoas e mantê-las engajadas em seu conteúdo.
O vídeo é um formato altamente popular no Brasil e no mundo. O YouTube é o segundo site mais acessado globalmente, atrás apenas do Google. Com a facilidade de conferir esse tipo de conteúdo pelo celular, é possível atingir muita gente com a mensagem da sua marca. Resta saber como fazer isso.
Mas, atualmente, não basta somente criar vídeos. O YouTube recebe 60 horas de uploads a cada minuto, o que torna bem difícil para o seu conteúdo se destacar. Você já escolheu o formato certo, agora está na hora de usar o tipo de conteúdo adequado.
Apenas palavras não são mais suficientes
Destacar as várias vantagens e características do seu produto não é mais o bastante para impactar a sua audiência. Dali alguns minutos, seu público provavelmente não lembrará mais do que viu e nem da sua marca. No entanto, se acompanhar uma história marcante com o storytelling em vídeo, o efeito será muito mais significativo.
Formato clássico que pode ser replicado
Você já ouviu falar que todas as histórias são a mesma? Isso é tecnicamente verdade. Joseph Campbell afirma em seu livro “O Herói de Mil Faces” que todas as narrativas possuem uma estrutura única, que ele chama de “a jornada do herói”. Dessa forma, fica até mais simples de planejar a sua narrativa e cativar sua audiência.
Fisgar a atenção em um curto espaço de tempo
Anúncios que aparecem no meio de vídeos do YouTube precisam se esforçar bastante para chamar a atenção do público. O storytelling é uma ferramentas poderosa nesse sentido porque pode remeter a um pedaço de história que aquela pessoa já viu e dar continuidade a ela.
As pessoas já estão acostumadas a esse formato
O cinema existe há quase cem anos e muitos seriados de TV surgem como verdadeiras obras-primas com frequência. O seu público-alvo provavelmente já consome esse tipo de conteúdo e está familiarizado com ele. Ao trabalhar com storytelling em vídeo em sua marca, você estará ativando referências que já fazem parte da cognição dessas pessoas.
Como as marcas usam o storytelling em vídeo?
Volkswagen: Os últimos desejos da Kombi
No ano em que decidiu encerrar a fabricação da Kombi, a Volkswagen utilizou o storytelling em vídeo para fazer esse comunicado e reforçar o legado de seus automóveis. O segredo estava em trazer atenção à relação afetiva das pessoas com esse veículo tão famoso no Brasil e no mundo.
No vídeo, a Kombi vira um personagem e narra aqueles que seriam os seus momentos finais antes da aposentadoria. A técnica do storytelling fica bastante clara porque se trata da narração da história da Kombi como se fosse uma pessoa, tendo uma narrativa construída para fisgar a atenção.
Só que a abordagem vai além disso e mistura outras histórias, de pessoas que tiveram algum contato significativo com uma Kombi em suas vidas. O que seria um simples anúncio de descontinuação de produto se transformou em uma celebração do legado de uma marca.
Você se emocionou? É só um carro, né? Veja só o poder do storytelling em vídeo.
Whirlpool Canada: Sama’s Lunchbox
A jovem Sama e sua família são refugiados sírios, que vivem no Canadá há 3 anos. Em uma ação de storytelling em vídeo pela Whirlpool Canada foi produzido o “Sama’s Lunchbox”.
O vídeo de menos de 3 minutos acompanha Sama compartilhando seu lanche (composto por culinária síria) com os colegas de escola. A narrativa mostra como o momento de compartilhar a comida gera integração entre familiares e amigos.
Você está se perguntando onde está a marca? A Whirlpool Canada é uma fabricante de eletrodomésticos, mas eles aparecem em segundo plano em “Sama’s Lunchbox”. O principal destaque é contar a história dela e o dia especial em que pôde dividir sua comida com os amigos.
Se fosse um vídeo simples sobre as características e vantagens de geladeiras e fornos de micro-ondas, provavelmente o impacto na audiência seria bem menor.
Always: Lute como uma menina
Uma das maiores referências de storytelling em vídeo da atualidade, essa famosa campanha global da Always questionava a expressão de fazer as coisas “como uma menina”.
Tendo uma forte mensagem de empoderamento, o conteúdo constrói uma narrativa em torno da percepção da expressão “como uma menina”. No início, os adultos fazem “corpo mole” para realizar as atividades pedidas nesse estilo. Quando entram as crianças, com uma visão totalmente diferente sobre isso, as coisas mudam.
Causar reações não envolve apenas fazer chorar ou rir. O case da Always mostra como gerar uma reflexão importante na sociedade também pode ser um caminho válido para a sua marca gerar engajamento.
E você? Já repensou o que significa fazer as coisas “como uma menina”?
Hora de planejar
Já se convenceu sobre o valor do storytelling em vídeo? Agora, o próximo passo deve ser colocar em prática o quanto você aprendeu para alavancar seus resultados de engajamento e relevância. A sua marca somente causará um impacto significativo na audiência dela se adotar tendências valiosas como essa.
Quer ajuda? Entre em contato com a gente para saber de que formas o storytelling em vídeo pode fazer a diferença nos resultados da sua marca.