O caminho para a sua marca alcançar seus objetivos pode estar no cinema. Você já experimentou essa possibilidade? Trabalhar com branded content é algo bastante versátil, já que permite que você utilize vários formatos diferentes para transmitir a sua mensagem. Um deles é o curta-metragem para marcas, que se baseia no cinema tradicional para entregar valor à audiência.
Gravar um curta-metragem para marcas é um exercício de puro storytelling. Envolve uma compreensão aprofundada sobre a identidade da empresa, seus produtos e o público-alvo dela. Deve servir como uma expressão da sua personalidade.
No artigo a seguir, você vai aprender mais sobre os atrativos de criar um curta-metragem para marcas e conhecer alguns cases de exemplo.
Por que trabalhar com curta-metragem para marcas?
Veja a seguir os maiores motivos para criar um curta-metragem para sua marca:
Formato ainda pouco explorado
O Brasil ainda está engatinhando quando o assunto é curta-metragem para marcas. Tanto que os principais exemplos de uso desse formato vêm de fora. Isso representa uma oportunidade valiosa para se destacar em seu segmento com algo verdadeiramente inovador.
Altamente flexível e versátil
O termo curta-metragem para marcas se refere apenas ao formato, e não ao conteúdo. Ou seja, você pode adaptá-lo às suas necessidades e à identidade da sua empresa. Ele pode ser até um documentário. O ponto mais importante é contar uma história e reproduzir os valores da sua marca.
Ampliação do seu alcance
Cada vez menos público se engaja com mensagens publicitárias tradicionais, além de existir muita concorrência pela atenção da audiência. É possível resolver esses dois problemas aumentando o valor do seu conteúdo, algo que fica ao seu alcance ao trabalhar com curta-metragem para marcas.
Quais são os principais exemplos de curta-metragem para marcas?
Veja a seguir alguns exemplos de curta-metragem para marcas que podem servir de inspiração para você:
June: Life is Better When You Share the Ride (Lyft)
O aplicativo de caronas Lyft resolveu apostar no valor emotivo dasvárias histórias de seus motoristas e passageiros para dar origem a um curta-metragem em animação. Nele, June é uma senhorinha que tem o carro destruído, experimenta o Lyft e resolve se tornar uma motorista.
Nesse exemplo, todo o enredo gira em torno do uso do produto, que é o Lyft. No entanto, o destaque está na história de June e o impacto que ela causa nas pessoas ao redor dela como motorista.
Castello Cavalcanti (Prada)
Um curta-metragem para marcas pode ser indistinguível de um filme convencional, inclusive trazendo grandes nomes do cinema para conduzir seus projetos. A Prada associou o nome de Wes Anderson (de “O Grande Hotel Budapeste” e “Os Excêntricos Tenenbaums”) ao curta “Castello Cavalcanti”, trazendo toda a sua estética característica.
A Prada somente aparece no filme como marca de uma única peça de roupa. Além disso, o nome geralmente é associado a luxo e glamour, que estão ausentes do enredo desse curta-metragem. Fica consolidada uma mensagem relacionada à importância de um legado.
Roshambo (Free People)
Uma marca pode imprimir um estilo de vida particular em qualquer peça publicitária, mas isso fica muito mais imersivo em se tratando de um curta-metragem. Serve como uma poderosa ferramenta para consolidar uma identidade de marca.
A Free People é uma marca de moda feminina norte-americana. “Roshambo” é uma história sobre pessoas e os sentimentos desenvolvidos entre elas. O curta mostra o surgimento de um relacionamento tendo como pano de fundo a identidade da marca e, claro, seu vestuário.
Comece a planejar o seu curta
Tendo em vista todos os benefícios que o formato de curta-metragem para marcas pode trazer, fica claro como a sua marca pode causar um impacto significativo no seu público. Basta contar com uma abordagem que gere identificação e seja coerente com o posicionamento dela.
Entre em contato com nossa equipe para descobrir de que forma criar o curta-metragem da sua marca e obter excelentes resultados com ele.