Video marketing

Storytelling para marcas: histórias memoráveis como estratégia

As várias fases da vida são pontuadas por histórias. Sejam elas fictícias ou reais, o que as mantém interessantes é o método de contá-las. Um conto ordinário pode se tornar extraordinário dependendo da habilidade do contador de histórias.

O storytelling é uma ferramenta cada vez mais lembrada ao se planejar e executar estratégias de marketing. Isso porque as marcas perceberam o valor por trás de se associarem a uma narrativa que gere identificação junto ao público.

Não se trata de um formato ou de um tipo de conteúdo. O storytelling pode ser implementado em iniciativas que vão desde os tradicionais filmes publicitários a até ações de guerrilha.

O que é storytelling?

Pensar em ações de storytelling para marcas envolve usar a força das histórias para enriquecer a mensagem transmitida pela sua empresa. Envolve abrir mão de destacar produtos e serviços da maneira tradicional e se concentrar em uma narrativa com começo, meio e fim.

Tanto o seu produto quanto a sua marca em si podem aproveitar os benefícios do storytelling. O ponto mais importante desse tipo de estratégia está em incentivar o engajamento do público ao gerar identificação nele com a história.

Quais marcas já trabalham com storytelling?

Vivo

A música “Eduardo e Mônica” marcou época nos anos 1980 e permanece relevante até hoje. A Vivo usou essa premissa como base para apostar no storytelling em uma campanha focada em contar uma única história em vários filmes menores.

O uso do celular é um fio condutor do enredo, que mostra todo o desenvolvimento do relacionamento entre os protagonistas. É um jeito bastante eficaz de fisgar a atenção do público com cada nova inserção: afinal, todo mundo quer saber o próximo capítulo da trama.

Slack

 

O Slack é um sistema de troca de mensagens para ambientes corporativos. Para enfatizar a variedade de equipes que atende e focar em inovação, optou por destacar o robô Curiosity, que está na superfície de Marte. A tagline lia “Um app de mensagens para times que colocam robôs em Marte!”

Com uma chamada simples, o Slack fez alusão a uma história de aventura e inovação envolvendo exploração especial e o máximo que se entende como ciência, já que a equipe da NASA usa essa solução.. É algo muito mais eficaz do que simplesmente listar as vantagens do software e destacar seus preços.

Google

Em 2013, o Google deu início a uma websérie focada na maneira como o buscador pontua o dia a dia de muita gente ao redor do mundo. Com histórias emocionantes do dia a dia, os vídeos viralizaram com facilidade.

No primeiro episódio, uma neta usa o Google para encontrar um amigo de infância de seu avô e reuni-los, já que foram separados pela divisão entre a Índia e o Paquistão em 1947.

Como fazer storytelling para marcas?

Ao conferir os exemplos acima, já está bem clara a necessidade de acertar na abordagem ao trabalhar com storytelling. Esse recurso é bastante potente, mas somente quando associado a um elemento humano e a uma marca que abre mão de ser o centro das atenções.

Veja a seguir os pontos essenciais para trabalhar com storytelling para marcas:

Defina que público você quer atingir

O storytelling depende quase exclusivamente da capacidade do seu conteúdo em gerar identificação junto ao público-alvo. Portanto, todo o processo de criação precisa levar em conta as particularidades dessa audiência para aumentar o potencial de sucesso nesse aspecto.

Planeje todas as etapas da estratégia

Vamos supor que você queira usar o storytelling em uma série de vídeos. Não basta apenas pensar nisso para ter bons resultados. Você deve separar um tempo para estruturar toda a estratégia, indo desde o conceito dela até as entregas propriamente ditas. Por exemplo,

Baseie suas decisões em dados

Nada pode ser por acaso ao trabalhar com storytelling. Para contar com os melhores resultados, você tem que fundamentar as suas escolhas em dados concretos. Procure aprender o máximo possível a respeito do público que você pretende atingir e os hábitos dessas pessoas. Baseie-se também nas suas métricas anteriores para detectar tendências.

Conte conosco

A sua abordagem de storytelling precisa ser altamente estratégica, senão você arrisca não obter os resultados esperados e pode até prejudicar a imagem da sua marca. Em um ambiente cada vez mais competitivo, isso é impensável.

Entre em contato pelo site para conhecer todas as possibilidades de storytelling que podemos trazer para a sua marca com a força do formato de vídeo.