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Websérie para marcas: alavanque sua estratégia com esse formato

A sua marca está precisando de um impulso de visibilidade que só o conteúdo seriado pode oferecer. Você já pensou em aproveitar a tendência de websérie para marcas?

A ideia envolve apostar no storytelling em um formato de seriado para impactar continuamente o seu público com um material que seja do interesse dele. A certeza de que virá um novo episódio aumenta a expectativa e o engajamento com a marca.

Use a força do vídeo a favor da sua visibilidade e resultados. Vá além disso ao usar um meio que é capaz de conquistar a atenção e a preferência de potenciais clientes para o seu produto.

Websérie para marcas: na foto vemos um consumidor assistindo conteúdo em um tablet

Como usar webséries na estratégia da marca?

Você conhece o valor de contar histórias? O storytelling poderá servir de motor para dar movimento à sua estratégia de marketing, bastando utilizar a abordagem certa para impactar de forma significativa o seu público. O formato de websérie para marcas funciona porque é fundamentado nesse conceito.

Quais histórias serão contadas é algo que depende da sua proposta. É possível ter bons resultados ao trazer convidados para discutir um assunto que seja de interesse da sua audiência. Você também pode apostar em uma série de ficção, que consiga fisgar a atenção do público com um enredo intrigante.

Olha só o que você precisa fazer para implementar webséries corretamente na estratégia da sua marca:

Defina objetivos mensuráveis

Nenhuma iniciativa de marketing deve ser iniciada sem que metas concretas sejam determinadas. Afinal, somente assim será possível ter certeza de que os seus esforços ajudaram sua empresa a alcançar seus objetivos. O que você quer conquistar com sua websérie? A definição de suas metas será importante para as decisões a serem tomadas no processo de criação.

Planeje todo o desenvolvimento da sua websérie

Não é recomendado começar uma websérie para marcas sem ter ideia de como ela terminará. Você precisa elaborar um plano que compreenda um início, meio e fim para ela. Afinal, é essencial que o seu storytelling tenha coerência com a sua estratégia de branding.

Distribua seus episódios adequadamente

De nada adianta produzir uma websérie para marcas com o máximo de qualidade se o conteúdo não é distribuído corretamente para chegar ao público. Faça uso dos seus canais de marketing para levar seus episódios para sua audiência na frequência e nos momentos certos.

Crie teasers e trailers dos episódios

Você precisa usar os formatos adequados para promover seu conteúdo. O uso de teasers e trailers pode ajudar a chamar a atenção do público para cada novo upload feito em seu canal e são relativamente simples de produzir.

Aprenda com seus resultados

O seu trabalho não termina depois que começar a publicar os episódios de uma websérie para marcas. É essencial que você fique de olho nos seus resultados para aprender com eles e, assim, aprimorar sua estratégia cada vez mais. Por exemplo, pode ser que determinada abordagem atraia muito mais engajamento do que as demais. Então, pode valer a pena investir mais nesse tipo de material no futuro.

Websérie para marcas: quatro exemplos

Marcas de vários segmentos já exploraram o formato de websérie com abordagens bem diferentes para impactar seus públicos. Vendo esses casos, fica claro o quanto o meio é flexível e pode se adaptar às necessidades e características da sua marca.

Veja alguns exemplos de websérie para marcas para você se inspirar:

Nike: Margot Vs. Lily

Uma websérie para marcas pode, sim, ser ficção. Como parte da estratégia de promoção da linha NikeWomen, a Nike apostou em um seriado que poderia muito bem estar na Netflix ou na TV a cabo. “Margot vs Lily” mostra a história de duas amigas que topam um desafio: uma quer criar um canal no YouTube e bater mil inscritos, já a outra quer fazer três amigos.

Eisenbahn: Cerveja feita em casa

A informação segmentada segue como uma das maneiras mais eficazes para impactar seu público. Em 2013 a Eisenbahn produziu para o YouTube a websérie “Cerveja Feita em Casa”, que teve oito episódios e ensinava como objetivo ensinar a fabricar cervejas caseiras. É uma abordagem que vai diretamente de encontro aos interesses da persona que a marca quer cativar.

Denny’s: Always Open

A rede de diners americanos Denny’s não é exatamente a principal preferência dos jovens. A ideia da equipe de planejamento era justamente mudar esse cenário. Para isso, foi criada a websérie “Always Open”, em que o comediante Dave Koechner (The Office e Saturday Night Live) recebe convidados em uma cabine do Denny’s para improvisar cenas inusitadas de comédia.

Copag: Dia do Baralho 2017

Em 2017, produzimos uma websérie inusitada para a Copag, a maior fabricante de jogos de cartas do país. O conteúdo em vídeo fez parte de campanha promocional do Dia do Baralho, comemorado anualmente em 13/9. O formato escolhido misturou aquele consagrado de “batalha” entre jogadores, intercaladas com depoimentos divertidos de alguns dos maiores influenciadores (e amantes do truco) do país.

Crie a sua websérie e aproveite os benefícios

Você precisa usar a melhor solução para impactar seu público de uma forma eficaz e muitas vezes isso pode passar pelo viés de entretenimento. A concorrência pela atenção das pessoas está cada vez mais acirrada com diversos meios e canais disputando o seu espaço.

A tendência de websérie para marcas surge como uma alternativa viável, que toca o coração dos consumidores e aproveita a força do storytelling.

Nós temos centenas de ideias que podem contribuir para o seu desafio de marketing. Entre em contato com nossa equipe e aproveite para saber mais sobre a importância do storytelling para a criação de vídeos.